Get your own free workspace
View
 

FrontPage

Page history last edited by PBworks 5 years, 2 months ago

Olá, agradecemos sua visita!

Você é o visitante número de nosso projeto.

  

Página Inicial Certezas Dúvidas Mapas Conteúdos Síntese Cronograma Dicionário Referências

 


 

 


 

Nossa equipe está desenvolvendo um Projeto de Aprendizagem que nasceu da seguinte pergunta: POR QUE AS FORMIGAS ANDAM EM FILA? Discutimos e verificamos que tínhamos algumas Certezas Provisórias, após investigarmos sobre as Certezas Provisórias , percebemos que também tinhamos Dúvidas Temporárias. A partir destes conceitos iniciamos a pesquisa com o propósito de confirmar ou não nossas certezas e responder nossas dúvidas.As respostas de nossas dúvidas e certezas estão organizadas em nossa Síntese

 


Grupo "Formiguinhas em Ação"

 

 

 


Página Inicial Certezas Dúvidas Mapas Conteúdos Síntese Cronograma Dicionário Referências

Voltar ao início da página

 

Comments (Show all 85)

Anonymous said

at 9:31 pm on Oct 20, 2006

Oi... formiguinhas.... penso que colocaram um interceptor na fila e a Edena sumiu... E como está a decisão por deixar os links mais evidentes? As certezas talvez se articulem em algumas dúvidas e juntos formam grandes links, sempre articulados com a grande pergunta de vcs. E pensaram em usar links de retornos? ... Quanto ao que concluiram, vcs afirmam que "As duas formigas esfregam suas sensíveis anteninhas e, pelo cheiro, percebem que são da mesma colônia"... Elas cheiram pelas antenas? Como funciona o olfato delas? Mas, na sítnese falam que FEROMÔNIOS são substâncias químicas excretadas por organismos vivos detectados por outros indivíduos da mesma espécie... e agora? É pelo contato de antenas ou pela excreção? Pensando na pergunta de vcs... é a rainha que comanda a fila de longe? Como? Que diferentes hormônios são estes? Ou outra formiga dirige a fila? Mas, por que elas andam em fila? Para procurar comida? Que tal relacionar a questão do alimento das formigas com a pergunta de vcs? Articulem cada texto de link com a pergunta maior que estão respondendo... A síntese pode ser revista neste sentido (será que a pergunta já possui idícios de resposta?). E Flávia, penso que a questão da proliferação já seria outro problema de pesquisa.. ou está relacionado a questão de andar em filas... hummm... será? Meninas, pequenas formigas, avante! Bjs. Suely

Anonymous said

at 6:51 pm on Oct 22, 2006

Prof Suely fui eu "Gisele" quem trouxe a duvida da proliferação de formigas. E tem razão na verdade seria outra problema de pesquisa aliás um problema q eu vivencio rsrsr as vzs acho q há um desequilibrio na natureza q está fazendo as formigas invadirem ruas casa e apartamentos....Fica p outra pesquisa...

Anonymous said

at 10:31 pm on Oct 22, 2006

Ops... Gisele, é bacana perceber que este seria outro problema, mesmo estando relacionado com a temática de forma geral... tens aí um bom caminho... gente, a formiguinha Edena está na fila, eu que estou de formiga cega... rsrs...(será que formiga enxerga?) quem estava um pouco sumida é a Gílian, mas já está com as antenas aqui, como ela mesma fala... eta confusão que fiz nestes nomes... mas, vou melhorar, prometo... Bjs

Anonymous said

at 5:20 pm on Nov 2, 2006

Oi... e então, como estão as formiguinhas? Achei bem interessante a síntese registrada pela Gílian e pela Edena, penso que estão bem no caminho. Mas, como gosto de ser chaaata...continuo questionando... rsrs... Que tal colocar os links das descobertas no sidebar? Será que não melhora a navegação? Deixar nos dois lugares, usar tbém links de retorno... E então, é pelo olfato que o hormônio promove a comunicação entre os indivíduos da mesma espécie ou colônia? Uma outra sugestão de organização é juntarem links, por exemplo, o 1 e 2 falam de como ocorre a comunicação. Vcs podem juntar, escrevendo um texto único de autoria de vcs sobre esta questão, mencionando ao final as referências, como vcs tem feito. Os links 3 e 4 da mesma forma podem ser traduzidos em um único texto sobre o feromônio.... o 5 e 6 falam sobre filas, juntem, aprofundando, articulando, e dando a cara de como elas se formam, se interrompem... vcs são as autores, e sempre podem usar outros autores, citando-os no texto. Como já falei, a síntese está muito boa, mas vcs ficaram felizes em afirmar apenas que “liberando diferentes hormônios” a rainha comanda? Como ela comanda? Que hormônios são estes? E quem inicia a fila? Vamos conversar um pouco sobre estas questões? O que pensam? E vamos tbém fechando, temporariamente, o PA... estamos na hora... Bjs. Suely

Anonymous said

at 9:55 pm on Nov 5, 2006

E??.... O que decidiram? Nenhuma novidade aqui?... cadê as formigas?... Bjs. Suely

Anonymous said

at 10:51 am on Nov 6, 2006

Qtas perguntas rrsrsr!!! Vc é especialista em perguntas né Suely? Confesso q até fiquei meio tonta. Está bem, só preciso de um tempinho p me organizar e ajudar minhas amigas formigas na busca das respostas...

Anonymous said

at 1:19 am on Nov 7, 2006

Blz!! espero por vcs... se precisarem de ajuda avisem... aguardo as novidades. Bjs. Suely

Anonymous said

at 7:19 pm on Nov 7, 2006

Olá meninas!
Arrumei o que pude hoje: a síntese, os agrupamentos das dúvidas, as explicações que encontrei de onde é produzido o feromônio e como funciona (odores e sabores) e a inclusão dos links que a Prof. Suely pediu.Analisem as alterações realizadas e vejam se é este mesmo o caminho.Até mais!

Anonymous said

at 6:12 pm on Nov 9, 2006

:( Oi Formigas Amigas!
Passei mais uma vez por aqui hoje e terminei de arrumar os links do projeto, mas não vi nenhuma alteração e\ou complementação de vocês. Onde estão?
Ainda não passaram por aqui, ou está tudo ok?!?
Aguardo notícias!

Anonymous said

at 8:07 pm on Nov 9, 2006

Oi Gílian!!! Vi as mudanças q vc fez e estão mais do que aprovadas. Ficou bem legal. A síntese , da forma que vc organizou deixou o PA mais completo, mais claro. Valeu... e desculpas pela ausência dos últimos dias. Bjs

Anonymous said

at 9:31 pm on Nov 9, 2006

Oi Édena, mesmo após sua pronta aprovação, tava pensando aqui, temos além da síntese que dar mais uma organizada em nossas certezas (que ainda não estabelecemos respostas), no cronograma, no dicionário e conferir se tudo que citamos no decorrer das pesquisas está contemplado nas referências.Tem muita coisa ainda para acertar...
E então meninas?Vamos agilizar? Temos apenas 02 dias para dar conta de tudo isso.

Anonymous said

at 11:56 pm on Nov 9, 2006

Ops... formiguinhas... ação... Bjs. Suely

Anonymous said

at 11:34 am on Nov 13, 2006

Oi Meninas! Estou apenas vendo o movimento da Gílian nas produções deste mês, e já estamos no dia 12... Cadê todas? É preciso muito envolvimento, e esta etapa deveria ter sido implementada com a articulação de todas... problemas com o feromônio?
Gilian, a produção ficou muito boa. Penso que conseguiste organizar mais os textos, e temos de investir nas questões que levantaste. É preciso fechar, então, vamos esperar que vcs TODAS realmente se dediquem neste fechamento, envolvendo-se na produção, na postagem,... Algumas dicas para fechar:
@ Colocar as novidades sobre os tipos de comunicação no item comunicação, deixando o segundo item falando sobre os feromônios.
@ Na afirmação, deixando-as desorientadas até reencontrarem o caminho marcado por elas anteriormente... mas, como elas retomam o caminho? Como isto se articula com as novas descobertas que a Gílian trouxe?
@ Há nomes de autores que aparecem nos textos e não é citado ano da obra, ao final de cada texto coloquem tbém a referência completa.
@ Que tal colocar link para os três textos centrais também no sidebar?
@ Elas cheiram pelas antenas?
@ A síntese ainda parece uma junção dos demais textos. Agora que sei da competência que vcs tem, que tal articular com um texto de vcs, com início, meio e fim, articulando dúvidas e certezas? Vai ficar muito bom, aliás já está.
Um beijo,
Suely

Anonymous said

at 3:23 pm on Nov 13, 2006

olá, formigas!
Peços desculpas desapareciemento. Mas o com ciência tá ai e não bastasse assessorar as esc. ainda o trabalho c oficineira tem me feito estudar no tempo q sobra ( noite e fim de semana). Vou tentar me redimir. Estou retomando as dicas da Suely e colaborando...
Uma coisa q me deixa chateada é essa formatação do Sidebar q toma muito espaço da p . Como poderiamos reduzi-lo? Acho q nossos textos estão muito abaixo. Qt a sintese estou lendo e já fazendo algumas costuras caso não concordem é só retomar o texto. OK?

Anonymous said

at 3:41 pm on Nov 13, 2006

Oi, Gisele!
Que bom tê-la de volta! Ainda mais agora, pois está na hora de fazer o fechamento do P.A.!
Um abraço!

Anonymous said

at 9:40 pm on Nov 15, 2006

oi, meninas,
não concordo com o que a Suely disse que estava ausente pq sei que estou trabalhando na coordenação do comciencia sabendo disso antecipei mt coisa aqui no PA após de ler a primeira solicitação da Suely para o fechamento do PA mas estou em Antonina e sem acesso a internet livre por enquanto assim que tiver irei fazer mais coisas no PA.

Anonymous said

at 1:05 am on Nov 16, 2006

Ops... hummm... Flávia, fico muito feliz em estares aqui, mas o sumiço realmente precisa ser negociado com o teu grupo, pois ele fica registrado. OK! Veja o apelo de colegas, os movimentos que temos de seguir sempre. Não fique brava, apenas compreenda que o processo coletivo exige de nós articulação entre diferentes processos e interesses individuais. Vamos lá, vcs estavam indo muito bem de formigas. Aguardo as novidades. Bjs. Suely

Anonymous said

at 1:38 pm on Nov 21, 2006

Olá meninas... Como fiquei "novamente" mais alguns dias sem contribuir, hj qdo abri nosso PA, tive um susto... O q fazer com o Sidebar? Pq nosso PA tá "tão lá em baixo"?? Gilian, vi q vc tbém questionou qto a isso, porém sei que vcs três estão envolvidíssimas com o Com Ciência aí em Antonina...tô tentando organizar meu tempo pra poder interagir mais por aqui... Bom trabalho a vcs.

Anonymous said

at 5:06 pm on Nov 21, 2006

Olá Edena!
Eu não estou no Com Ciência.Estou aqui, não sou mais da coordenação já a dois meses e meio, logo só volto a ir pro Com Ciência como convidada especial, rsss...e olha lá!
Mas o que tem o SideBar, eu não questionei nada referente a ele, e penso que a questão de navegação no projeto tá tranquila, ou não?
Os pontos que tinha apresentando são: *temos que além da síntese dar mais uma organizada em nossas certezas (que ainda não estabelecemos respostas), no cronograma, no dicionário e conferir se tudo que citamos no decorrer das pesquisas está contemplado nas referências.Tem muita coisa ainda para acertar.É isso. Seria interessante se fizemos uma síntese final a partir do que já temos escrito, assim uns cinco paragráfos que dessem conta de com nossas palavras, sintetizar o que encontramos como respostas as nossas questões.O que acha?!?

Anonymous said

at 9:01 pm on Nov 21, 2006

Olá! Sintese das certezas Gilian?

Anonymous said

at 9:41 pm on Nov 21, 2006

Olá Gisele, Edena, Flavia e Suely!
Na postagem anterior estou falando de uma síntese geral, além da conclusão sobre nossas certezas.

Anonymous said

at 2:45 pm on Nov 23, 2006

Gílian, depois de ver o texto elaborado por vc na síntese, penso que não esteja faltando mta coisa, mesmo assim, vou tentar complementar seguindo as sugestões da Suely ( e as suas), mas confesso que não tenho bem claro como fazer isso. Qto ao sidebar, foi apenas em um computador q o PA "desconfigurou-se" rssss, está td ok. E em relação à navegação... tranquilíssima , inclusive bastante elogiada pelos visitantes. "Fizeste um ótimo trabalho".

Anonymous said

at 1:29 pm on Nov 27, 2006

Meninas, com base nas informações contidas na síntese elaborada pela Gílian, reorganizei e publiquei outra síntese, que está logo abaixo a a síntese já publicada. Não excluí nada escrito pela Gílian e também não sei se o que eu fiz está legal, mas ainda penso que há a necessidade de outras informações, por isso peço para que analisem e dêem o parecer de vcs. Caso julguem incompleta, podem deletá-la ou complementar, como preferirem. Abraços a todas.

Anonymous said

at 3:00 pm on Nov 27, 2006

oi edena td bem???
li sua sintese e da gilian e as duas estão praticamente iguais com as mesmas informações até!!!
não consegui complementar a sintese da gilian com suas informações pq as informações batiam mas valeu mt por fazer sua síntese acho melhor não deletar sua síntese deixa-a guardada creio que a utilizaremos para o nosso mapa conceitual que está indo para a terceira versão e faz parte da atividade integrada, aliás nosso grupo tem que começar a se agitar para fazer essa nova atividade. todos os comentários encontram-se no coments do mapa.entre lá
bjs

Anonymous said

at 7:36 pm on Nov 27, 2006

Olá meninas!
Penso que é este mesmo o caminho, pois agora temos uma síntese com nossas palavras sem muitas citações. Ela representa o que conseguimos apreender da pesquisa, já li uma vez e achei ótima, vou ler novamente e ver se têm algo a ser complementado, ok?!?
E por onde anda a Gisele?

Anonymous said

at 10:28 am on Nov 28, 2006

oi tô aqui!!!!!rsrs! Já tinha lido a sintese e apenas havia costurado alguns paragrafos e retirado repetições, fiz e não falei nada porque não havia mudado o sentido da sintese apenas enxugado um pouco (isso foi semana retrasada antes de eu ir p o CC). Acho q é isso povo! Agora usar os conteúdos c disse a fávia p o mapa conceitual.

Anonymous said

at 8:16 pm on Nov 28, 2006

Olá Gisele!
Penso que já estão todas de volta na trilha, isso é bom.
A Flávia sugere, lá no comments do segundo mapa, fazermos um chat para estabelecimento das alterações necessárias do último mapa, que acha?Temos que marcar logo, temos até dia 03/12, não é isso?

Anonymous said

at 1:58 pm on Nov 29, 2006

olá, Gilian!
Sim passei por lá e vi a sugestão...tb acho importante e penso q sabado a tarde seria uma boa quem sabe as 15:00?
Só não posso domingo a noite porque tenho compromisso... mas sabado ou domingo de manhã blz

Anonymous said

at 6:33 pm on Nov 29, 2006

Meninas... pra mim sábado à tarde tá tranqüilo (ao menos por enquanto), nenhum compromisso.

Anonymous said

at 4:50 pm on Nov 30, 2006

blz, por enquanto chat no sábado a tarde. Ond ee que horas?
Gisele

Anonymous said

at 2:49 pm on Dec 1, 2006

Ola amigas formiguinhas! Estou aqui pra agradecer à Gisele pela análise feita no meu PA...falo meu porque o Juliano parou o curso eou esta naquele de estudos complementares...então sou eu comigo mesma. Sempre passo aqui e dou umas olhadas na pesquisa de vocês....Acho esse grupo super cobra na ferramenta...Gosto sempre de tudo e acabo até inibida de deixar algum comentário...mas hoje resolvi me manifestar.....Sucesso ao grupo! Beijos Helena

Anonymous said

at 3:44 pm on Dec 1, 2006

Nossa!q rapidez hein???
Gostei muito de navegar pelo seu PA. fiquei sabendo muit acoisa sobre tempestades e adorei seu blog.Qt ao Juliano, vou atualizar então minha analise.Bjs e sucesso!

Anonymous said

at 4:03 pm on Dec 1, 2006

Olá meninas!
Como não ficou definido horario e local de chat ficarei c o msn aberto amanhã a partir das 15:00h. Ok?

Anonymous said

at 2:05 pm on Dec 2, 2006

oi, estou on-line, caso alguém apareça estou no msn...

Anonymous said

at 8:18 pm on Dec 4, 2006

Olá meninas!
Novo mapa postado.ok?!?

Anonymous said

at 8:36 am on Dec 7, 2006

olá formigas o novo mapa está mais do q ok!!!

Anonymous said

at 11:02 pm on Dec 18, 2006

Oi... acho que deletaram as minhas considerações ou estou com problema de memória... rsrsr... tá, já sei, vão optar pela segunda... Meninas,

As descobertas sobre a questão principal continuam escondidas no link das dúvidas... As considerações finais são o que aparece na síntese 2? É que são considerações sobre tudo o que já aprenderam e aí, "nóis fica em dúvida"... E cadê todos? Estão construindo juntas a síntese aqui no espaço de comments, é que a publicação é apenas a Gilian que faz. A postagem deve ser feita por todos envolvidos, assim parece que não há presença de algumas... Mas, tudo bem, a versão final ficou muito boa!
E então, mudamos algo ou não mudamos? Isto depende de vcs. Bjs. Suely

Anonymous said

at 8:18 am on Dec 19, 2006

Olá Prof. e meninas!
Acho que foi mesmo um "lápis de memória" que passou e foi rapidamente apagada, pois quando recebi o email que tinha sua msgem sobre sugestões para os PAs corri aqui e não tinha nada.rss..
Bem,as considerações finais é o que estamos contruindo na síntese 02, ok? Já que ainda temos questões meio escondidinhas alguém tem sugestões para deixarmos tudo mais evidente?
Quanto a publicação que se refere Suely, penso ser a dos mapas, certo? Geralmente sou eu que publico, pois as meninas não conseguiram instalar o C-Map.
E as mudanças...que acham meninas são necessárias?!?Confesso que ainda tô com as certezas como questão não respondida, mas se decidirem não alterar nada, concordo.ok?!?
Aguardo notícias, e até mais!

Anonymous said

at 4:02 pm on Dec 21, 2006

olás....prof Suely eu tb fiquei susse qd recebi o @ sobre as considerações e vim aqui não tinha nada achei q tava td tranquilo. Reconheço meu erro pois só entrei no coments daqui da front page. Será q vc pode dar um desconto por conta do corre corre do fim de ano?
Bem agora vamos ao trabalho!!!! Qt suas considerações eu por mais q olhe o mapa não vejo c deixar mais "evidente" as questões. Isso ocorre porque as questões foram pesquisadas por nós, então, fica mais facil relacionarmos cada uma
conceito. Penso sim q para quem lê o mapa e não conhece todos os termos da pesquisa pode achar que algumas coisas não estão tão claras, mas não consigo pensar em como "clarificar". Justamente porque p mim está claro e coerente. Me comprometo em voltar a analisar amanha de manhã para ver se surge mais alguma idéia, porém acredito que ele pode ser publicado assim como está.

Anonymous said

at 5:45 pm on Dec 23, 2006

Ops... na verdade, bem verdade... rsrs... estava me referindo as considerações finais que foram escritas por parte do grupo... e elas são considerações finais do grupo. Compreendem?... Tá, agora já é quase Natal, e estamos fechando a etapa. Voltamos a nos falar em março mas, na segunda etapa que acontece nas escolas... Bjs. Suely

You don't have permission to comment on this page.